Perfil Profissional de Conclusão de Curso

O Técnico em Vendas domina conteúdos e processos relevantes do
conhecimento científico, tecnológico, social e cultural utilizando suas diferentes
linguagens, o que lhe confere autonomia intelectual e moral para acompanhar
as mudanças, de forma a intervir no mundo do trabalho, orientado por valores
éticos que dão suporte a convivência democrática.
Estuda os produtos e serviços da empresa.
Caracteriza o tipo de clientes e recolhe informações sobre a
concorrência e o mercado em geral. Prepara, promove e efetua a venda de
produtos e serviços. Organiza o ambiente de venda.
Promove serviços de apoio ao cliente, fidelização e atendimento pós-venda.
Organiza e gerencia os arquivos dos clientes.
Realiza prospecção de novos clientes.

Dados Gerais do Curso

Habilitação Profissional: Técnico em Vendas Subsequente ao Ensino Médio
Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios
Forma: Subsequente
Carga Horária Total do Curso: 800 horas
Regime de Funcionamento: de 2a a 6a feira, no período: noite.
Regime de Matrícula: Semestral
Número de Vagas: 35 por turma. (Conforme m2 – mínimo 30 ou 40)
Período de Integralização do Curso: Mínimo de 02 (dois) semestres letivos e
máximo de 10 (dez) semestres letivos.
Requisitos de Acesso: Ter concluído o Ensino Médio
Modalidade de Oferta: Presencial

Justificativa

A implantação do curso Técnico em Vendas faz-se necessária em
virtude das novas demandas do mundo do trabalho exigir um profissional
convenientemente formado, que seja capaz de transformar os planos
idealizados em ações efetivas.
Neste contexto, fatores têm determinado a ampliação do espaço de
atuação destes profissionais e demonstrado a necessidade de uma formação.
O Município de Cianorte possui aproximadamente 450 empresas ligadas
ao setor têxtil com especificidade para a moda. A implantação de cursos
técnicos no Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios, contribuirá para o
desenvolvimento e aprimoramento dessa produção local.
Essas empresas empregam aproximadamente 30 mil funcionários que
necessitam estar em constante aprimoramento profissional.
A implantação de cursos deste eixo tecnológico irá beneficiar o município de
Cianorte e a região Noroeste do Paraná.

 

Objetivos

Organizar experiências pedagógicas que levem à formação de
profissionais responsáveis, qualificados e éticos, capazes de competir no
mundo do trabalho.
Oferecer um processo formativo que sustentado nos conteúdos
estudados na educação básica o estudante se aproprie de conhecimentos
específicos na área de vendas.
Capacitar indivíduos para atuar nas atividades de compra e venda no
comércio atacadista e varejista, no comércio exterior e áreas que necessitem
das atividades de um profissional de vendas.

 

Organização Curricular

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING E VENDAS

Carga horária: 96 horas
EMENTA: Análise do processo da publicidade e propaganda Estudo dos
conceitos fundamentais do marketing. Compreensão das filosofias de
administração de marketing. Caracterização dos objetivos do sistema de
marketing. Estabelecimento de relações entre a segmentação do mercado e
posicionamento do produto. Comunicação com o mercado. Interface entre
marketing e vendas.

CONTEÚDOS
1 Publicidade e propaganda
2 Marketing
3 Sistemas de Marketing
4 Análise de mercado

COMÉRCIO EXTERIOR

Carga horária: 96 horas
EMENTA: Caracterização do profissional de vendas no comércio exterior.
Estudo sobre os blocos econômicos e sua relação comercial. Análise da
classificação fiscal e de mercadorias. Estudo da técnica de importação e
exportação. Fundamentação de logística.

CONTEÚDOS
1 Profissional de comércio exterior
2 Blocos Econômicos
3 Classificação fiscal de mercadorias
4 Condição de compra e venda no comércio exterior
5 Importação e Exportação
6 Logística

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E DE PESSOAL

Carga horária: 80 horas
EMENTA: Compreensão das teorias do comportamento organizacional.
Identificação das estruturas comunicativas no processo de comunicação.
Compreensão das teorias de liderança no processo de compra e venda.
Identificação dos meios e tipos de recrutamento como elementos essenciais
das técnicas de seleção. Orientação sobre os processos de desenvolvimento e
treinamento.

CONTEÚDOS
1 Teorias do comportamento organizacional
2 Estruturas comunicativas
3 Teorias de liderança
4 Recrutamento e seleção
5 Desenvolvimento e treinamento
6 Ética

CONTABILIDADE BÁSICA

Carga horária: 48 horas
EMENTA: Estudo de noções preliminares e estática patrimonial. Aplicação dos
conceitos de contabilidade. Aplicação dos procedimentos contábeis básicos e
dos componentes patrimoniais. Apuração de resultados.

CONTEÚDOS
1 Contabilidade
2 Escrituração
3 Despesas e receitas
4 Regimes contábeis dos resultados
5 Mercadorias e tributação

ECONOMIA E EMPREENDEDORISMO

Carga horária: 80 horas
EMENTA: Desenvolvimento dos processos que caracterizam a organização da
atividade econômica desde a natureza até a mobilização dos fatores de
produção vitais para a geração de bens e serviços.

CONTEÚDOS
1 Economia
2 Microeconomia e macroeconomia
3 Demanda, oferta e equilíbrio de mercado
4 Produção e custos
5 Estruturas de mercado
6 Empreendedorismo

ESTRATÉGIA DE VENDAS E NEGOCIAÇÃO

Carga horária: 96 horas
EMENTA: Estudo da profissão de vendas. Análise das ferramentas estratégicas
da profissão de vendas. Avaliação de cenários que envolvam compra e venda de
bens e serviços.

CONTEÚDOS
1 Profissão de vendas
2 Ferramentas estratégicas
3 Mercado de vendas

FUNDAMENTOS DO TRABALHO

Carga horária: 32 horas
EMENTA: Estudo do trabalho humano nas perspectivas ontológica e histórica.
Compreensão do trabalho como mercadoria no industrialismo e na dinâmica
capitalista. Reflexão sobre tecnologia e globalização diante das transformações
no mundo do trabalho. Análise sobre a inclusão do trabalhador no mundo do
trabalho

CONTEÚDOS
1 Trabalho Humano
2 Tecnologia e Globalização
3 Mundo do Trabalho

GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

Carga horária: 48 horas
EMENTA: Compreensão dos objetivos e funções da gestão financeira e
orçamentária. Estudo da estrutura das demonstrações contábeis. Análise de
índices financeiros. Estabelecimento de relações entre orçamento e processos
licitatórios.

CONTEÚDOS
1 Finanças
2 Estrutura das demonstrações financeiras
3 Método de Análise das demonstrações financeiras
4 Índices financeiros e operacionais
5 Orçamento
6 Licitações

INFORMÁTICA

Carga horária: 48 horas
EMENTA: Estudo do histórico e da evolução da Informática. Compreensão da
arquitetura dos computadores. Estabelecimento de relações entre sistemas
computadorizados e operacionais. Utilização de aplicativos de escritório e da
internet. Aplicação das ferramentas de sistemas operacionais. Conhecimento
dos mecanismos de segurança para a internet.

CONTEÚDOS
1 Informática
2 Arquitetura dos computadores
3 Sistemas operacionais computadorizados
4 Aplicativos de escritório
5 Internet

MATEMÁTICA COMERCIAL FINANCEIRA E ESTATÍSTICA

Carga horária: 96 horas
EMENTA: Utilização da matemática financeira e da estatística na análise de
alternativas de investimentos ou financiamentos de bens de consumo.

CONTEÚDOS
1 Matemática comercial e financeira
2 Estatística Aplicada

NOÇÕES DE DIREITO COMERCIAL

Carga horária: 80 horas
EMENTA: Conhecimento de noções do direito empresarial com ênfase nos
aspectos práticos das empresas, livros e registros. Interpretação do código de
defesa do consumidor. Análise dos tipos de sociedades. Estudo da constituição
das empresas comerciais.

CONTEÚDOS
1 Direito empresarial
3 Sociedades nomes coletivos, em comandita simples,limitada, anônima, em comandita por ações
4 União de empresas
5 Contratos
6 Encerramento empresarial